Wokshop eSocial com foco em Saúde e Segurança do Trabalho

    Programação

    08h30 Contextualização das ameaças e oportunidades do ambiente externo.
    Visão geral sobre o eSocial e os eventos iniciais; eventos de tabelas; eventos não periódicos e eventos periódicos.
    09h30 Espaço para discussão
    10h00 Intervalo
    10h30 Planejamento de ações: Compliance.
    • Auditoria de documentos, processos e tecnologia aplicados a Segurança e Saúde do Trabalho (compliance).
    • Análise preliminar de impactos.
    • O que muda com a implantacão do eSocial.
    • Impactos na gestão empresarial de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).
    • Atual cenário empresarial e a macro relevância de uma efetiva gestão nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho.
    11h30 Espaço para discussão
    12h30 Intervalo para o almoço
    13h30 Eventos e variáveis relacionadas direta ou indiretamenta com as práticas de Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Registros de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
    • Monitoramento dos afastamentos temporários.
    • Gestão dos riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos), ergonomia (riscos biomecânicos, psicossociais e organizacionais) e riscos mecânicos.
    • A gestão de Segurança e Saúde no Trabalho de empresas contratadas. Os processos e práticas de Segurança e Saúde no Trabalho das empresas estão prontos para responder aos requerimentos das variáveis do eSocial? Como sustentar o sim e o não? As “direções” das versões “betas” do layout do eSocial.
    15h00 Espaço para discussão
    15h30 Intervalo
    16h00 Potenciais impactos tributários e judiciais. 
    Otimização da fiscalização de SST.
    17h00 Espaço para discussão
    17h30 Encerramento

    Facilitadores

    DR. PAULO REIS
    Médico do Trabalho (EBMSP/UCSAL); Mestre Acadêmico em Ciência da Informação (ICI/UFBA); Pós-graduado em Perícia Médica (FUNDAÇÃO UNIMED); Professor dos Cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacional (UFBA); Autor dos capítulos 10 do Volume I e 54 do Volume II da 3ª Edição (2013) do livro Patologia do Trabalho organizado pelo Prof. René Mendes; Consultor médico-legal em questões previdenciárias e judiciais de diversas empresas (FORD; BRASKEM; MONSANTO; MILLENNIUM; DUPONT; CETREL; TEQUIMAR; DOW CHEMICAL; PETROBRÁS entre outras); Coordenador de Informação de Saúde da SIS – Sistemas de Informação de Saúde.
    ENGº ORISON ALMEIDA
    Engenheiro Mecânico; Especializado em sistemas informáticos Web; Especialista em Ergonomia do Trabalho pela Universidade Gama Filho (UGFRJ); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIFACS); Coordenador de TIC da SIS; Assistente Técnico em processos de Ergonomia de diversas empresas (FORD; BRASKEM; ABB; MONSANTO; MILLENNIUM; DUPONT; CETREL; PETROBRÁS entre outras).
    DR. DAGOBERTO PAMPONET
    “Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Salvador (BA) (1992); LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas; Professor convidado da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia, tendo ministrado palestras em algumas instituições, tais como a ABRH - BA, AMCHAM - Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) e o COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.”
    DR. THIERS CHAGAS
    Formação Jurídica: Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Salvador (BA) (2003); Especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia.
    Experiências Relevantes: Analista Processual do Ministério Público do Trabalho – MPT (2005); Advogado da União (2005-2007); Procurador do Município do Salvador (BA) (Atual), tendo ocupado o cargo de Chefe da Procuradoria Especializada Judicial Trabalhista.
    Membro: Procuradoria-Geral do Município do Salvador e Ordem dos Advogados do Brasil (BA).